Borboleteando...

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
A vontade impulsiva de escrever e depois de ver tantos blogs interessantes me levou a criar um também... como borboleta, vou borboleteando por aí, sem saber onde isso vai dar nem onde irei parar... Bons vôos... εïз~*~

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Das coisas que eu vejo...


A TRISTEZA PERMITIDA (Marta Medeiros)

Se eu disser pra você que hoje acordei triste, que foi difícil sair da cama, mesmo sabendo que o sol estava se exibindo lá fora e o céu convidava para a farra de viver, mesmo sabendo que havia muitas providências a tomar, acordei triste e tive preguiça de cumprir os rituais que faço sem nem prestar atenção no que estou sentindo, como tomar banho, colocar uma roupa, ir pro computador, sair pra compras e reuniões – se eu disser que foi assim, o que você me diz? Se eu lhe disser que hoje não foi um dia como os outros, que não encontrei energia nem pra sentir culpa pela minha letargia, que hoje levantei devagar e tarde e que não tive vontade de nada, você vai reagir como?
Você vai dizer “te anima” e me recomendar um antidepressivo, ou vai dizer que tem gente vivendo coisas muito mais graves do que eu (mesmo desconhecendo a razão da minha tristeza), vai dizer pra eu colocar uma roupa leve, ouvir uma música revigorante e voltar a ser aquela que sempre fui, velha de guerra.
Você vai fazer isso porque gosta de mim, mas também porque é mais um que não tolera a tristeza: nem a minha, nem a sua, nem a de ninguém. Tristeza é considerada uma anomalia do humor, uma doença contagiosa, que é melhor eliminar desde o primeiro sintoma. Não sorriu hoje? Medicamento. Sentiu uma vontade de chorar à toa? Gravíssimo, telefone já para o seu psiquiatra.
A verdade é que eu não acordei triste hoje, nem mesmo com uma suave melancolia, está tudo normal. Mas quando fico triste, também está tudo normal. Porque ficar triste é comum, é um sentimento tão legítimo quanto a alegria, é um registro de nossa sensibilidade, que ora gargalha em grupo, ora busca o silêncio e a solidão. Estar triste não é estar deprimido.
Depressão é coisa muito séria, contínua e complexa. Estar triste é estar atento a si próprio, é estar desapontado com alguém, com vários ou consigo mesmo, é estar um pouco cansado de certas repetições, é descobrir-se frágil num dia qualquer, sem uma razão aparente – as razões têm essa mania de serem discretas.
“Eu não sei o que meu corpo abriga/ nestas noites quentes de verão/ e não me importa que mil raios partam/ qualquer sentido vago da razão/ eu ando tão down...” Lembra da música? Cazuza ainda dizia, lá no meio dos versos, que pega mal sofrer. Pois é, pega mal. Melhor sair pra balada, melhor forçar um sorriso, melhor dizer que está tudo bem, melhor desamarrar a cara. “Não quero te ver triste assim”, sussurrava Roberto Carlos em meio a outra música. Todos cantam a tristeza, mas poucos a enfrentam de fato. Os esforços não são para compreendê-la, e sim para disfarçá-la, sufocá-la, ela que, humilde, só quer usufruir do seu direito de existir, de assegurar seu espaço nesta sociedade que exalta apenas o oba-oba e a verborragia, e que desconfia de quem está calado demais. Claro que é melhor ser alegre que ser triste (agora é Vinícius), mas melhor mesmo é ninguém privar você de sentir o que for. Em tempo: na maioria das vezes, é a gente mesmo que não se permite estar alguns degraus abaixo da euforia.
Tem dias que não estamos pra samba, pra rock, pra hip-hop, e nem pra isso devemos buscar pílulas mágicas para camuflar nossa introspecção, nem aceitar convites para festas em que nada temos para brindar. Que nos deixem quietos, que quietude é armazenamento de força e sabedoria, daqui a pouco a gente volta, a gente sempre volta, anunciando o fim de mais uma dor – até que venha a próxima, normais que somos.
Esta foto fui eu quem tirei, numa das minhas manhãs em que saio, ainda com o sol nascendo, pra dar uma caminhada, respirar ar puro e pensar na vida!
Adoro esta foto, pq ela me transmite uma paz tão gostosa e me faz lembrar a pessoa que tanto amo... aliás, foi pensando nesta pessoa, que fiz esta foto. E é pensando nela que posto-a aqui no blog!
Tô numa correria, organizando coisas pra ontem, os dias têm sido curtinhos pro tantão que tenho pra fazer! Mas, páro um instantinho, respiro, enxugo o suor da testa e ponho um sorriso no rosto:
-Obrigada, Deus, eu tenho trabalho! Tenho grandes coisas a realizar e tenho quem me dê sacudidelas e sacolejos quando começo a querer desviar do meu caminho! Obrigada mesmo, de verdade!
Amém!
Pensamentinho de Cabeceira:
"Mas é claro que o sol,
vai voltar amanhã
mais uma vez
eu sei"...
(Legião Urbana)

20 comentários:

Thais disse...

Adorei o texto! A foto é lindaaaaaa! Adoro o céu.. SEMPRE :)

Anônimo disse...

Gata a foto é maravilhosa, mas ficar se martirizando pensando numa pessoa que ama, sei lá viu sou meio suspeito pra falar pois como voce já deve saber, eu já desisti desta coisa de amor e faz tempo, bju grande moça e parabéns pela foto, ah quando for sair caminhar de manhã me liga a gente vai junto hehehhe

Don't Speak disse...

Oiee.!
Ai então, to devendo o post novo lá, ne? Mas sobe o que acontece? É que tenho um seminário pra entrega daqui 1 semana, então tá aquela correria, muita coisa pra fazer e tals..então quando to na net fico procurando coisas do seminário. Mas tudo bem, assim que postar, te aviso..rs
Maaas meninaa essa foto do seu post está linda.! Assim como seu texto, adorei.!
Beijãão pra você.!

Carol disse...

Eu nem fiquei sabendo do show das Chicas no Dragão do Mar...=/
Achei muito linda essa foto que vc tirou! Transmite uma paz muito boa mesmo!
Boa sorte aí com seus afazeres!
Bjão!
;***

Ariiiane ;* disse...

Que fofuxa!!!
Amei tudo,tudim,tudão!!!
bjo flor

Anônimo disse...

acho que vc deveria escrever um livro.. ultimamente tenho visto muita gente inspirada no blog!

Drê disse...

vou ter q publicar este livro, foram tantos pedidos (huhuahuhssu)

Deseje boa sorte!!! tenho prova amanhã e amanhã é meu niveeer.
Beijos

Milla disse...

Martha medeiros é perfeita! E a foto q vc tirou também!!

A proposito, tristeza é momento, felicidade também... De qualquer forma, sair lá fora e tirar uma foto dessa para contemplar depois é um ótimo remédio!

PS: Obrigado pelo coment!! Por mto tempo esperei por isso e agora eu to mto mto feliz!!!! ^^

Bjs linda!!
Teehh!

... (( Pamzinha ))... disse...

Oi Borboletinha linda..... que bom ver voce de novo por la... ^^

Então.... eu nem vou falar muito sobre trsiteza, pois ultimamente ando muito deprê.... mas enfim... como voce mesma disse depois da chuva, sempre vem um lindo arco-iris, né?

Esse texto da Martha me faz pensar sobre muitas coisas.... tantas coisas que estão acontecendo... nem eu sei mais o que fazer e como fazer... mas ela.... nossa... a perfeicao das palavras certas.... não existem palavras....

^^

Beijos minha flor....

"Rafaela Pimentel" disse...

Essa ft eh linda *-*

Efalando em pessoas amdas, meu novo post eh sobre issu...

ele eh sem duvida mais importante que dinheiro!!

Sempre adoooro passar por aqui!

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

Lindo demais... O texto é tão profundo... me tocou!
E a foto está perfeita!
beijos e borboleteios!

Michelly de Paula disse...

E desde qdo a mais bela das borboletas fica triste!?
nao nao nao, eu nao admito isso!

a srta mesma que me disse: turbulencias? todos temos, MAS PASSA!
e todas elas passarao!

saudades de vc!
mandei email pra ti!

bjaaoooo
e uma OTIMA semana!

Fernanda disse...

A foto é fodástica Sam! Adorei...

E gostei do texto tbem, e qdo me "reclamam" que amanheci meio cinza eu sempre respondo: há tempo pra tudo, inclusive para lágrimas!

Não dá pra ser arco-íris em tempo integral, né?rs

beijos

PS: faz tempo que eu nao vinha aqui...to numa correrida louca, que nem vc...final de ano é froid...rs

Mateus Bonez disse...

Vs é linda e é um amor Sammyra *-* E adorei o pensamentinho *-*, tudo tudo. Andar de manhã e apreciar a beleza e as cores do dia é muito bom, te desejo tudo de bom e aguardo sua visita que sempre é mais que especial ;DD

Beeijões ;D (L)
http://tiomah.blogspot.com/

Anônimo disse...

Fantástico!!
É extamente assim q funciona. A gente nem dá chance da pessoa curtir a tristeza, é obrigatório ser feliz,e a gente recrimina a trsiteza do outro como se a gente não acordasse feliz, bem disposto e apaixonado todos os dias.
adorei o seu pto de vista!!
bjinhos

Marih disse...

LindOOO
A foto, o texto, tudo!
;p
BjiMM

Moni disse...

eie .. matha medeiros é tudo de bom !!!! e como vc msm escreveu... mas é claro que o sol vai voltar amanhã.... linda foto flor! beijos

Anônimo disse...

Belo texto, descreve bem o que eu andei sentindo esse tempo que estive ausente da blogsfera.
As coisas se arrumam aos poucos não adianta agente querer resolver tudo "aqui-e-agora", tudo tem seu, curso devemos respeitar o nosso e muito mais o alheio.

Grande Beijo

JIME disse...

Tudo vai melhorar. Fé em Deus!
Linda foto...
Beijos.

Tatah Marley's Confissões disse...

A proxima vez que eu vier aqui e me emocionar de novo assim, juro que vce tá ferrada. ¬¬
koskapoksopakospkaopsopa
lindo demais, essa musica do legiao aí fechou com chave de ouro!
:')