Borboleteando...

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
A vontade impulsiva de escrever e depois de ver tantos blogs interessantes me levou a criar um também... como borboleta, vou borboleteando por aí, sem saber onde isso vai dar nem onde irei parar... Bons vôos... εïз~*~

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

sábado, 22 de novembro de 2008

Alma não tem cor...


Alma não tem cor
Zeca Baleiro
Composição: André Abujamra

Alma não tem cor
Porque eu sou branco?
Alma não tem cor
Porque eu sou negro?
Branquinho Neguinho
Branco negão
Percebam que a alma não tem cor
Ela é colorida
Ela é multicolor
Azul amarelo
Verde verdinho marrom
Você conhece tudo
Você conhece o reggae
Você só não se conhece
Não costumo utilizar esse blog pra falar sobre assuntos polêmicos, pois o propósito dele é dar leveza à vida, que já anda tão pesada e tumultuada, mas, de vez em quando é bom fazer o social, rs!
Neste último dia 20 comemoramos o dia da Consciência Negra e, segundo dados obtidos na Wikipédia, foi escolhida esta data por coincidir com o dia da morte de Zumbi, muito embora hoje já hajam dúvidas a respeito do caráter deste, uma vez que fora comprovado que ele mantinha escravos particulares. Bom, o que ocorre é que neste dia, o Movimento Negro e outros do gênero discutem propostas que devem ser difundidas pelos dias que seguem, em prol de uma categoria que, infelizmente, ainda é marginalizada.
Há quem conteste o porquê de um dia dedicado à consciência negra, há quem ache que é preconceituoso comemorar esta data, há quem apóie e aplauda. Ainda bem, porque quando há divergência de opiniões, abre-se espaço para discussões saudáveis, que sempre deixam a gent epensando um tiquinho só que seja.
Eu particularmente sou a favor da luta pela igualdade. Pela desmarginalização das minorias (negros, idosos, mulheres, gays, nordestinos...). E sei também que a luta é desigual... existe o auto-preconceito: há aqueles que são negros e não se admitem como tais e ainda por cima repudiam os demais. Assim como tem gays homofóbicos, feministas machistas e por aí vai. Disparidade? Talvez... mas existe!
Desta forma, prefiro pensar que, se os negros puderam conquistar este dia pra se fazer serem vistos, ÓTIMO! O ideal era que isto acontecesse todos os dias, que as autoridades, os vizinhos, os colegas de trabalho, aquele senhor que vai passando ali na rua enxergassem o seu próximo como semelhante. Mas, enquanto isto não acontece, que bom que exista ao menos um dia no ano em que as pessoas podem dar este grito que há muito vem sufocado no peito, e dar o primeiro passo para fazer valer direitos que são tanto deles como meus e seus.
E, para que não seja preciso existir um dia específico para a consciência negra, para o orgulho gay, para os idosos, para as mulheres, para os marginalizados, façamos nós a nossa parte. Se cada um fizer seu dever de casa, todos os dias serão de índio! rs...
Pronto, falei! Estão abertas as discussões!
Pensamentinho de Cabeceira:
"Peço atenção agora meus senhores
Pros tambores os tambores
Pois o que bate agora meus senhores
são os tambores os tambores
Mais forte que o açoite dos feitores
São tambores os tambores"
(Chico César)

14 comentários:

Anônimo disse...

uma pena que nem todo mundo é como deveria ser.. deveria ser todo mundo de uma cor so, pra nao haver brigas.. eu achei tolice esse dia da consciencia negra, acho que o dia da abolicao é mais importante e ninguem ta nem ai.. esse dia nao vai da em nada na consciencia de ninguem que nao seja negro.. infelizmente.. tem se conscientizar todo dia, e nao so no dia 20/11.. fazer o que!!
essa data pra mim so serviu pra descançar, pois na minha cidade foi feriado e nao teve UMA MOVIMENTACAO SIMBOLICA desse dia.. pra voce ve né.. :(

Anônimo disse...

realmente é um tema que emrece toda atenção, em um pais em que na própria novela os negros recebem papéis secundarios e quando são escolhidos para fazer o papel de politico como na atual, ele é um corrupto, ou seja preto ou é pobre ou é ladrão, a sociedade tem que reavaliar seus conceitos e julgar as pessoas pelo carater e não pelo tipo fisico, quanto a musica com o Zeca Baleiro eu ainda não ouvi mas com o grupo Karnak ela estava simplesmente maravilhosa, bjus meu anjo lindo

Ariiiane ;* disse...

Concordo com a Carol...Na minha cidade não teve nada demais e nem foi feriado...A data passou em branco,ninguém nem sabia que era dia da consciência negra...
Eu acho isso um absurdo,como eles podem querer a igualdade se não fazem nenhum movimento,nenhuma comemoração,nenhum sinal de vida??
Fico revoltada com esse pais.

bjo flor

•.¸¸.ஐJenny Shecter disse...

Alma não tem cor... pena que o preconceito não enxerga o multicolorido como lindo!
Einstein já dizia que dissolver um átomo era mais fácil que dissolver um preconceito... Que triste!
Mas nem por isso, vou desistir de continuar lutando!
beijos e borboleteios

Drê disse...

Pode deixar que eu a parabenizo sim
suahushsuhuhasu'
Beijos

Sarinha disse...

Ah.. talvez dias assim nos mostre como somos preconceituosos.. Pra inventar dias assim é pq existem pessoas que ainda desrespeitam..
Sei lá! Complicado falar disso! Consiencia eu acho essenciaal!!

bjuu gemeaa!

Tiffany disse...

é como eu digo, se o cara fala "sou negro com orgulho" é aplaudido, e aquele que fala "sou branco com orgulho" é considerado preconceituoso.

Nathállia Motta disse...

aainm pra vocÊ também um lindo FDS!*
ah vou postar amanhã domingo!
beeeejos*

Unknown disse...

Oiii
Adorei o post com relação à consciência negra.
É uma discussão longaa.
Eu sou completamente aberta às diferenças.
Todos, mesmo tendo suas diferenças, somos iguais!
=)
E por isso que tem horas que me pergunto..
'Porque é que não se junta tudo numa coisa só?'

Beeijinhos.

Mateus Bonez disse...

Concordo plenamente! E fico triste com esse preconceito maldito que tem nos assolado cada dia mais. E claro fazer o social, sempre é bom :D hah.

Beeeijão Sammyra, te espero sempre ;D
Beeeeijão :D
http://tiomah.blogspot.com/

Daniely disse...

Não gosto da expressão "minoria"...ela é preconceituosa e hipócrita, já que hoje as "minorias" são sempre muita gente mais...
Gosto disso:
"Eu não distingo cores, adoro o arco-íris.
Não sei o que é homem nem mulher, nem qual o sexo fraco... só conheço o Ser Humano.
Nunca vi brancos nem pretos, amarelos ou vermelhos... vejo outras culturas e outros povos.
Não acredito em heterossexualidade, bissexualidade e homossexualidade... acredito apenas na sexualidade."

^^"
Como sempe, muito bom estar aqui...
=*

Don't Speak disse...

Oii minha queridaa...desculpa o sumiço.!

Concordo com o que a Carolina disse...a gente tem que se conscientizar todos os dias e não apenas no dia 20.

Acho que falta muito ainda para que o Brasil se torne um país realmente onde todos são iguais perante a lei...e iguais perante a todos...

Enquanto isso não se concretiza, devemos fazer nossa parte e aguardar...

Beijããão.! Adorei, como sempre.!

Drê disse...

Arrumei um tempinho aqui, entre as aulas, só para te desejar uma semana maravilhosa.
Beijos

Anônimo disse...

Em Sampa foi feriado e eu trabalhei, então acabou não sendo feriado pra mim...
E a data para qual foi destinada o feriado é indiferente pra mim. Eu não sou racista, estou longe de ser, mas às vezes falar muito sobre isso, eleger dia, separar cotas na universidade, dai acaba sendo racismo pra mim da mesma forma.
Bjitos!